10 Dicas De JK Rowling Para Escrever um Bom Livro

top-writing-tips.jpg

 Desde o sucesso global da saga HP, a autora britânica JK Rolwling tem influenciado muitos aspirantes à escrita. São raras as vezes em que ela toca no assunto; de um público cada vez mais exclusivo de “languagers”, que têm curiosidade sobre o seu processo de trabalho. 

Vejamos agora algumas dicas da autora:

1 – Planeje bem os personagens

Uma das principais dicas de escrita é planejar bem. ‘Harry Potter’ nasceu em Manchester, em um trem durante uma viagem adiada para Londres. Rowling começou a passar os próximos cinco anos delineando as parcelas para as outras histórias da série antes mesmo de escrever seu primeiro romance.   

2 –  “Mate todos os advérbios!” Mark Twain

OK, essa é uma tecnica que também foi muito utilizada por Mark Twain e  Hemingway. Quando entrevistada em um programa, Rowling comentou sobre como ela desejava poder refazer seus romances anteriores e remover todos os advérbios.

3 – “Você tem que escrever mesmo em momentos de folga, fazer anotações aqui e ali” JK Rowling

Como a escrita é um processo criativo muitos escritores tendem a escrever somente quando estão ‘inspirados. Rowling discorda, e afirma que escrever é um trabalho como qualquer outro e que é preciso disciplina diária.
Os aspirantes que trabalham de madrugada sintam-se tranquilos, pois JK Rowling escreve durante a noite; ela espera a casa estar vazia. Mesmo assim ela estabelece oito horas diárias de escrita. “Se você quer que receber pelo seu texto trate-o como um trabalho.” (JK Rowling)

officialjk.rowling___Bbwq-_nhgnc___

4. Você está autorizado a ter mais de um projeto

A maioria de nós escritores estamos sempre escrevendo ou pensando em novas histórias, e nos sentimos culpados por isso —, simplesmente porque não terminamos nenhuma. Não se tribule, diz J.K. A autora admite que faz o mesmo. Ela ressalta que os romances se completariam mais rapidamente se você mantivesse o foco em apenas um; pois não é uma perspectiva muito realista, trabalhar em projetos múltiplos… 

5. Ela reescreveu seu primeiro capítulo quinze vezes…

Não importa quão bem você planejou o seu romance, uma das principais dicas de escrita de JK Rowling é: REESCRITA é essencial. Ela mesma rescreveu seu primeiro capítulo de “Pedra Filosofal” quinze vezes, até que ficou perfeito.

6. Mantenha seus leitores na borda de um precipício

Dentre todas as dicas para escrever um bom livro listadas aqui essa é a que Rowling teve que aprender da maneira mais difícil. Consiste em Perturbar (no bom sentido) o pensamento do leitor. Deixá-lo curioso ao ponto de ler um best-seller de 700 páginas em dois dias, tamanho o desespero em relação ao desfecho da história — E estou dando um exemplo de mim, quando foi lançado ‘ A Ordem da Fênix”.

Depois que JK Rowling concebeu por completo a saga de ‘Harry Potter’, ela percebeu que havia compilado a história inteira em apenas uma. Ela teve que reescrevê-la e dividi-la em partes, a fim de manter os leitores ávidos pela próxima aventura; vender livros e ganhar dinheiro, por que não?!

Como? Bem, isso me leva ao próximo dos pontos levantados por JK Rowling sobre a escrita. 🙂

7.  Escrever estrategicamente

Se você seguiu a dica de número 6, você está pensando estrategicamente. Então outra importante dica é você NÃO se manter afastado da história. Isso parece óbvio, mas, na verdade é uma coisa fácil de acontecer. Você deve lutar para ver a história com os olhos do seu ‘leitor’.

8.  “O que você escreve torna-se quem você é” JK Rowling

Um escritor de sucesso nunca irá dizer “acordei um dia, olhei-me no espelho e disse: “Tornar-me-ei um escritor” — E com um toque de varinha dez volumes de um ‘Best-seller’ aparatatam em minha mesa. Se você quer escrever, apenas escreva. Se o seu objetivo é publicar, uma das boas dicas para escrever um livro é ter em mente que nem tudo é publicável. Mas, é importante escrever a partir de seu coração. Uma das coisas mais fascinantes sobre a série ‘Harry Potter’ é a sua paixão —, a única formula certa para conceber uma obra literária de sucesso.

 

9. Criar bons personagens

Em um “workshop sobre escrita no Festival da Mantiqueira de Literatura, um aluno da Rede Municipal de São Jose dos Campos perguntou para o palestrante, que havia entrado na questão do estilo de escrita, sobre os personagens de Harry Potter e como eles eram reais! perguntou:

“ Professor Snape sempre quis ser de Defesa Contra as Artes das Trevas? No quinto livro ele não conseguir o emprego; por que o Professor Dumbledore não deixá-lo ser o professor de “defesa contra as artes das trevas” “?

Veja como a autora JK Rowling criou um universo — Outra boa dica é que esse universo seja um buraco negro onde os leitor serão atraídos. Afinal, a maioria deles enxerga a leitura como uma válvula de escape.

10.  Seja paciente

JK Rowling fala abertamente de suas lutas para conseguir publicar o primeiro romance — certamente não foi fácil para ela. Tendo em vista que demorou cerca de uma década para que ‘Harry Potter’ fosse publicado. Ser paciente é uma característica crucial. Joanne Rowling era uma desconhecida, uma mãe solteira e desempregada vivendo de benefícios estatais e que se tornou JK Rowling, autora bilionária. ‘Harry Potter’ foi rejeitado por inúmeros editores em menos de um ano. Ela esperou pacientemente e valeu a pena.

2800x1197_Potter_Forbidden_Journey_Art

Anúncios

Um comentário sobre “10 Dicas De JK Rowling Para Escrever um Bom Livro

Deixe uma resposta inteligente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s